Depois do grande sucesso da 1ª edição, realizada em 2018, o Bonecos de Todo o Mundo – Festival Internacional de Teatro Popular de Bonecos reúne em Brasília, de 10 a 15 de março, grupos de diferentes países e regiões brasileiras. O evento celebra a cultura do teatro popular de bonecos, com apresentações de espetáculos, exposição e roda de conversa. De acordo com o mestre de cultura popular e bonequeiro Chico Simões, idealizador do Mamulengo Presepada, o objetivo é disseminar e educar a população sobre a arte dos bonecos. Nesta edição, vão participar grupos da Espanha, Colômbia, Itália, Uruguai e Brasil, mostrando e apresentando a diversidade mundial do teatro de bonecos. o festival tem patrocínio do fundo de apoio à cultura (FAC), apoio da Secretaria de Cultura e Economia criativa, Governo do Distrito Federal.

Chico Simões falou sobre o festival no programa Espaço Arte. Ele contou sobre a sua trajetória como Bonequeiro e falou sobre a atuação do Mamulengo Presepada.

Chico criou o Mamulengo Presepada, nos anos 1980, após viajar pelo Nordeste trabalhando e interagindo com mestres das culturas populares e tradicionais ligadas ao Teatro Popular de Bonecos. Ele desenvolveu um conjunto de princípios, técnicas, filosofia e método, que intitulou de A Arte Secreta do Mamulengo, e que funciona como base de seu trabalho até hoje. Seus inúmeros projetos têm viés social e educativo, dialogam com a economia solidária, com a cultura digital e com os fundamentos das culturas populares e tradicionais.

Fonte: Radio Nacional