É normal que alguma vezes a opinião dos outros ou suas atitudes – como o mau humor, por exemplo – terminem causando algum tipo de impacto no nosso dia. Mas afinal, quando isso se torna perigoso e passamos a dar para o outro o poder sobre a nossa vida?

Para trazer esta resposta, a psicoterapeuta Amy Morin decidiu reunir dez maneiras em que deixamos que os outros influenciem negativamente a forma como pensamos, sentimos ou nos comportamos.

Confira a seguir no texto traduzido e adaptado do portal Psychology Today:

  1. Você cede a pressão emocional

Se você muda seu comportamento porque alguém está apelando para causar pena ou culpa, esta pessoa ganha poder sobre você. Fale, cumpra sua palavra e não ceda, mesmo quando alguém tente brincar com suas emoções.

  1. Você permite que a opinião de outra pessoa dite seus valores

Algumas pessoas não vão gostar da sua personalidade e outras não vão gostar das suas escolhas, mas não precisa deixar que suas opiniões afetem como você se sente em relação a si mesmo. Se sentir mal consigo mesmo com base no que alguém diz ou como se sente em relação a você, dá a essa pessoa muito poder sobre a sua vida.

GIFReprodução / Know Your Meme
  1. Você não estabelece limites saudáveis

Você decide o que permitir em sua vida. Ficar ressentido com as pessoas que consomem muito da sua energia é um sinal de que você não está estabelecendo limites claros. Trabalhe para estabelecer limites físicos, emocionais e financeiros sempre de maneira clara.

  1. Você se queixa de todas as coisas que você tem que fazer

Você também pode escolher o que fazer com o seu tempo. Você não é forçado a ir ao trabalho, consultar um médico ou participar de uma reunião de família. Haverá consequências se você não fizer algumas dessas coisas, mas elas ainda são suas escolhas.

  1. Você guarda ressentimentos

Um ressentimento não diminuirá a vida da outra pessoa, mas pode causar estragos em você. Manter a raiva do passado permite que um indivíduo que o decepcionou ainda ocupe espaço em sua vida. Isso não quer dizer que você precisa permitir que pessoas tóxicas fiquem por perto, mas sim que não se deve desperdiçar sua energia com elas.

GIFReprodução / Giphy