Os usuários do Sistema de Transporte Coletivo do DF poderão a partir de agora acompanhar os horários dos ônibus e os trajetos das linhas em tempo real. As empresas Moovit e CittaMobi foram autorizadas a oferecer esse tipo de serviço na versão iOS e Android e, com isso, os aplicativos passaram a ser regulamentados. Os interessados poderão baixar gratuitamente as ferramentas no celular. Outra boa notícia é que essa a iniciativa tem custo zero para o governo.

A autorização de funcionamento foi publicada hoje (01) no Diário Oficial do DF na Portaria nº26, de 29 março de 2019. Esse Termo tem caráter precatório, isso quer dizer, que caso as empresas não cumpram as obrigações e os requisitos técnicos terão a permissão cancelada. O DFTrans ficará responsável por acompanhar a operação do sistema periodicamente.

A prestação desse serviço deve acontecer da seguinte forma: as empresas atualizam os dados de horários e trajeto das linhas com o DFTrans. A partir daí as informações serão divulgadas em tempo real por meio dos aplicativos. As empresas Moovit e CittaMobi também deverão enviar para o webservice informações de utilidade pública em situações graves que afetem o sistema viário ou de transporte.

A Portaria também prevê ao usuário a possibilidade de consultar as informações nos sites das autorizadas. No entanto, é opcional às empresas oferecerem essa disponibilidade na plataforma.

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade