Os Pioneiros da Cidade de Samambaia comemoraram neste sábado, dia 11, em clima de muita saudade, o 28° aniversário da cidade. Os organizadores da festa (em especial a amiga Geralda) relembraram o início da cidade feita pelo governador Joaquim Domingos Roriz com a remoção das invasões.

Líderes de vários setores e também empresários foram homenageados pelos pioneiros. Entre eles, estavam o então Conselheiro do TCDF Manoel de Andrade, o ex-Deputado Distrital José Edmar, o Deputado Federal Izalci Lucas, o Deputado Distrital Júlio César, Diretor do CCI Clayton Braga, o empresário Claudeci Luart, os ex-administradores Francisco Dorion e Risomar Carvalho, e também a ex vice-governadora, hoje Secretária de Projetos Especiais, Maria de Lurdes Abadia, representada no jantar pela líder Eni Carvalho e pelo Assessor Sebastião Melchior que leu as saudações de Abadia para Samambaia.

Para o diretor do colégio CCI – Clayton Braga, a cidade de Samambaia está no caminho certo, mas precisa de incentivos ao empreendedorismo e aos investimentos necessários ao crescimento da cidade, além de agilidade na liberação de alvarás de funcionamento. O CCI é um dos colégios que cresceu junto com Samambaia. Começou com 17 alunos e hoje já são mais de 2 mil, sempre parceiro de projetos junto às lideranças locais.

O Deputado Júlio Cesár (PRB) disse que mesmo com as dificuldades herdadas pelo Governo de Brasília, o Governador Rodrigo Rollemberg (PSB) tem investido em Samambaia com recursos que estão sendo aplicados na cidade e já são vistos pela população. “Samambaia ganhou vários presentes no seu aniversário, foram dois terminais de ônibus e cinco creches. Também estão em andamento a entrega do Centro Cultural e estações de Metrô”, disse o deputado Júlio César, que estará despachando na cidade uma vez por semana, para atender as lideranças na Administração Regional.

Claro que o mais homenageado da festa foi o criador de Samambaia Joaquim Roriz, representado na solenidade pelas assessoras do gabinete da Deputada Liliane Roriz, Ilma Naves e Marli Porto.

Para o incentivador do encontro dos pioneiros promovido anualmente, Morais, Samambaia é uma potência no mercado imobiliário, tem grandes lideranças, mas precisa de mais autonomia na Administração Regional, estrutura e valorização pelo que ela representa para todo o Distrito Federal. Samambaia foi a cidade-modelo que serviu para criação das outras Regiões Administrativas.

O Blog da Cris, que também foi homenageado pelos pioneiros de Samambaia, parabeniza a cidade e deseja muito sucesso à “Menina dos Olhos” de Roriz e aos Pioneiros: Maria Geralda, Selma Iolanda, Morais, Eni, Joselita Barreto, Maria do Amaral, Regina, Feitosa, Conceição Catúlio, Salete, Maria Da’Guia, Juvenil, Agenildo Neri, Domício,Fatima, Piauí, Leda e outros.

Cris Oliveira