MARIANA DAMACENO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

O governo de Brasília vai entregar a Estação 110 Sul, da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), até o fim de 2018. Foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal desta terça-feira (3), o edital de licitação para conclusão das obras do terminal metroviário, iniciadas e paralisadas na década de 1990.

Para que a estação fique pronta, é preciso concluir as obras e construir passagem para pedestres e acessos em superfície.

“Esta estação vai trazer mais segurança, agilidade e proximidade para todos os moradores de Brasília que precisam do metrô”, comemorou o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, na cerimônia de lançamento da concorrência nesta manhã.

O chefe do Executivo local citou outras medidas do governo que promovem a melhoria da mobilidade no Distrito Federal, como a construção de novas estações, as negociações com o Ministério das Cidades para expandir o metrô e o lançamento do Bilhete Único.

A contratação tem valor estimado de R$ 20.735.702,34 e 18 meses de vigência a partir da assinatura do contrato. A estimativa do Metrô-DF é que cerca de 2,5 mil pessoas circulem diariamente pela nova plataforma, com previsão de ser inaugurada em dezembro do ano que vem.

“Esta estação vai trazer mais segurança, agilidade e proximidade para todos os moradores de Brasília que precisam do metrô”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

Esse é o segundo edital que o governo lança para a conclusão de estações do sistema metroviário neste ano. Em agosto, foi aberta a licitação para terminar a da 106 Sul. Embargado pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal, o processo corre sob sigilo. No entanto, a Companhia do Metropolitano já tomou as providências necessárias e atendeu às recomendações da Corte para a nova concorrência pública.

De acordo com o Metrô-DF, ainda neste mês será lançado edital para concluir uma terceira estação: a Estrada-Parque, próximo a Águas Claras e Vicente Pires.

“Os recursos vêm do financiamento do Banco do Brasil. Então, já temos capital assegurado para conclusão das Estações da 106 Sul, da 110 Sul e da Estrada-Parque”, disse o diretor-presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado.

O documento traz a exigência de assinatura do termo de compromisso de conduta ética e de combate à corrupção. A sessão pública para o recebimento das propostas está marcada para 3 de novembro.

Fila para mamografias está zerada

No lançamento, Rollemberg, em referência ao Outubro Rosa, comemorou o fato de o governo manter zerada a fila para mamografias no Distrito Federal. “Já fizemos neste ano 29.320 exames. Nossa capacidade é fazer 5,4 mil atendimentos por mês, mas temos neste momento só 2 mil pedidos”, disse. Segundo ele, as pacientes gastam de 7 a 10 dias desde a solicitação do médico até a realização do exame.

EDIÇÃO: RAQUEL FLORES