por Portal Planalto

Batizada de Produlote, a linha de crédito lançada pela Caixa Econômica Federal nesta terça-feira (8) vai destinar R$ 1,5 bilhão em obras de loteamento urbano. A expectativa é que a medida gere até 70 mil empregos.

Empresas com faturamento anual acima de R$ 15 milhões terão acesso a linhas de crédito, podendo aplicar em obras de limpeza de terrenos, terraplanagem, pavimentação e instalação de rede de energia, por exemplo.

Pelas regras estabelecidas, o financiamento pode representar até 70% do custo da obra. Os empreendimentos, no entanto, devem estar localizados dentro de áreas urbanas e ter autorização junto à prefeitura e aos órgãos ambientais.

Outra exigência é a situação cadastral regular e saúde econômico-financeira da empresa. O financiamento tem prazo de 78 meses, mas a obra precisa ser concluída em até dois anos. Ao fim da construção, o contratante tem uma carência de seis meses para começar a pagar o crédito.

Avanço

Para o presidente da Caixa, o Produlote representa mais um avanço para a indústria da construção civil. “Queremos ser parceiros desse grande projeto, com condições de trazer geração de emprego, movimentar a economia não só no local do investimento, mas em toda a cadeia produtiva da construção civil, e de alavancar mais um movimento que possa nos ajudar a sair dessa imensa crise em que tivemos nos últimos anos”, afirmou Occhi.

Fonte: Portal Planalto, com informações da Caixa