A partir desta segunda-feira (17), estão abertas as inscrições para a 13ª edição do Festival de Música Nacional FM. Músicos e compositores do Distrito Federal e região do Entorno poderão inscrever até o dia 30 de julho. O registro é feito, exclusivamente, no site oficial da Rádio Nacional FM de Brasília

O festival vai premiar compositores nas seguintes categorias: Melhor Música com Letra, Melhor Música Instrumental, Melhor Intérprete Vocal, Melhor Intérprete Instrumental, Melhor Letra, Melhor Arranjo e as premiações de Música Mais Votada na Internet e Melhor Torcida.

Para se inscrever, os candidatos deverão preencher uma ficha e anexar os arquivos das músicas e documentos necessários na página oficial do festival. Caso surjam dúvidas, o contato com a coordenação do festival pode ser feito no e-mail festivalnacionalfm@ebc.com.br.

Você pode ler o edital com todo o regulamento do festival clicando neste link .

Troféu do Festival de Música Nacional FM.
Troféu do Festival de Música Nacional FM.

Troféu do Festival de Música Nacional FM. – Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em 2020, o festival teve 319 inscrições. De acordo com o coordenador do festival, Carlos Senna, a expectativa é que a marca do ano passado (a maior da história do festival) seja superada. “As expectativas para a edição deste ano são para um novo recorde de inscrições”, afirma.

Após a primeira fase, 50 músicas serão selecionadas para serem executadas durante a programação da Nacional FM e estarão disponíveis para votação aberta no site do festival. Das 50 composições, 12 serão classificadas para a fase final (uma por voto popular e 11 por meio de um júri técnico).

As finalistas continuarão sendo veiculadas na programação da Nacional FM e farão uma apresentação em um show, no dia 27 de novembro, em que serão divulgados os vencedores das oito categorias. A realização do show desse ano com a presença de público depende da situação da pandemia em novembro de 2021.

Em 2020, o show da final foi realizado sem público e transmitido pelos veículos da Empresa Brasil de Comunicação. A banda Forró do B foi uma das vencedoras, na categoria Música com Letra.

Natália Pires, durante participação no Festival de Música Nacional FM.
Natália Pires, durante participação no Festival de Música Nacional FM.

Natália Pires, durante participação no Festival de Música Nacional FM. – Marcelo Camargo/Agência Brasil

Natália Pires, vocalista da banda, ressalta que o festival é de suma importância para músicos garantirem mais espaço na cena musical. “O festival tem uma preocupação com apresentar artistas na sua pluralidade e contribui muito para que a gente consiga se projetar nacionalmente”, comenta.

Carlos Senna reforça que um dos objetivos do festival é, justamente, abrir espaço para novos talentos: “O festival chega a sua 13ª edição mantendo os seus objetivos principais de abrir o espaço para os artistas na programação da Nacional FM e de fomentar toda a cadeia produtiva da música no DF e entorno”.

Conheça as músicas vencedoras do Festival Nacional FM de 2020:

Melhor Música com Letra

Dia de Feira – Kirá e a Ribanceira

<!–*/

*/

/*–>*/

 

Melhor Música Instrumental

Era Pra Ser Relax – A Engrenagem

A banda A Engrenagem, durante participação no Festival de Música Nacional FM.
A banda A Engrenagem, durante participação no Festival de Música Nacional FM.

A banda A Engrenagem, durante participação no Festival de Música Nacional FM. – Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

Melhor Intérprete Vocal

Foice – Júlia Carvalho

<!–*/

*/

/*–>*/

 

Melhor Intérprete Instrumental

Me Deixa – Ian Coury Trio

<!–*/

*/

/*–>*/

 

Melhor Letra

A Onda Que Leva e Traz – Natália Pires

<!–*/

*/

/*–>*/

 

Melhor Arranjo

Aqui Também Tem – Daniel Rodrigues e Breno Alves

Daniel Rodrigues e Breno Alves, durante participação no Festival de Música Nacional FM.
Daniel Rodrigues e Breno Alves, durante participação no Festival de Música Nacional FM.

Daniel Rodrigues e Breno Alves, durante participação no Festival de Música Nacional FM. – Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

Música Mais Votada pela Internet

João Ninguém – Mikael Pederiva

<!–*/

*/

/*–>*/

 

Fonte: Agência Brasil