Estão abertas até o dia 25 de junho as inscrições para o concurso de defensor na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.

São 20 vagas disponíveis, sendo quatro vagas para negros e índios, duas para pessoas hipossuficientes e uma para pessoas com deficiência. A remuneração inicial do cargo é de R$ 19.820,00.

As inscrições devem ser feitas pela internet. A taxa de inscrição, no valor de R$300,00 deverá ser paga até o dia 28 de junho. O edital está disponível no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

As questões das provas abordarão Direito Civil, Direito Processual Civil, Princípios Institucionais da Defensoria Pública, Direito Empresarial, Direito Processual Penal, Direito Penal, Direito de Execução Penal, Criminologia, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direitos Humanos das Pessoas em Situação de Vulnerabiliade, Tutela Coletiva e Direito da Criança e do Adolescente.

As provas terão caráter eliminatório e serão prestadas em três etapas, que compreendem prova escrita preliminar, provas escritas específicas e provas orais. Também será realizada prova de títulos. Um dos requisitos para participar do concurso é ser bacharel em Direito.