Santa Terezinha de Goiás recebe Carreta da Prevenção

Darci Gomes, 63 anos, uma das primeiras pacientes da cidade a ser submetida a exame na carreta (Foto: Julianna Adornelas/Instituto CEM)

O município de Santa Terezinha de Goiás recebe a Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo Uterino, vinculada à Policlínica Estadual da Região do Vale do São Patrício – Goianésia. Com agendamento prévio realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, mulheres a partir dos 35 anos vão poder realizar mamografias e exame citopatológico de colo de útero (Papanicolau). A Carreta da Prevenção ficará no município até o dia 24 de dezembro e atenderá das 8h às 17h, diariamente, para realizar exames de imediato.

Com o serviço itinerante da Carreta da Prevenção, mulheres têm acesso imediato a exames que levariam tempo para ser realizados em outras unidades de saúde. Além disso, o impacto da atividade reforça a importância da política de prevenção. O câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge mulheres no Brasil e, quanto mais cedo for detectado, maiores a chances de cura.

A dona de casa Darci Gomes Teixeira, de 63 anos, foi uma das primeiras pacientes a realizar o exame na cidade. Ela conta que fez mamografia há seis anos. “Poder realizar o exame na nossa cidade é uma facilidade pra gente se prevenir”, disse. A atuação da carreta é permanente e se estende durante todo o ano, para levar saúde às comunidades mais distantes.

Santa Terezinha de Goiás localiza-se a 289 quilômetros de Goiânia. É conhecida mundialmente pela grande produção de esmeraldas entre os anos 80 e 90, quando ainda abrangia o atual município de Campos Verdes de Goiás.

Fonte: Portal Goiás

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias