Educação entrega material de alfabetização para estudantes das redes municipais e estadual

Livros foram confeccionados pelo Governo de Goiás dentro do Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada (Foto: Seduc)

Todos os estudantes do 1º e 2º ano do ensino fundamental matriculados em escolas municipais e estaduais de Goiás vão receber, nos próximos dias, material didático de alfabetização. Ao todo, 170 mil crianças serão beneficiadas com o material. Os livros foram confeccionados pelo Governo de Goiás dentro do Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada (AlfaMais), que busca reduzir os índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente no Estado.

Em abril, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) entregou o material dos professores, no total 28 mil exemplares, para profissionais que estão lotados nas redes municipais e estadual de ensino, à frente de turmas de Educação Infantil e de 1º e 2º ano do ensino fundamental.

Os materiais didáticos do AlfaMais trabalham gêneros textuais do cotidiano da criança, como receitas de culinária, brincadeiras de roda, contos infantis, cartazes de campanhas de conscientização, tirinhas e álbuns de fotografia. Os livros foram elaborados por professores alfabetizadores das redes públicas de ensino, com a colaboração de artistas goianos e uma estudante da rede estadual.

“O material é complementar, ou seja, vai ser um apoio para os professores em sala de aula de 1º e 2º ano do ensino fundamental. O material oficial continua sendo o livro didático do PNLD do governo federal”, explicou a gerente de Ensino Fundamental Anos Finais da Seduc, Carla Mendonça, lembrando que a obra é baseada no Documento Curricular para Goiás – Ampliado e inspirada na cultura goiana.

Formação de professores
Além da distribuição dos materiais didáticos, a Seduc realiza, desde o início do ano letivo, diversos momentos de formação com professores, secretarias municipais e as Coordenações Regionais de Educação (CREs). As reuniões presenciais com os articuladores do AlfaMais ocorrem mensalmente para alinhar todas as ações do programa no Estado e garantir sua efetividade.

“Nossa expectativa é que, com essa formação e esse material didático, no final do ano, nós tenhamos uma melhora nos resultados e os alunos saiam do 2º ano sabendo ler e escrever”, afirmou a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, Giselle Faria.

Programa AlfaMais Goiás
O AlfaMais foi criado em 2021, pela Lei Estadual nº 21.071, e começou a ser executado nas escolas goianas no início de 2022. O programa tem o objetivo de assegurar a alfabetização completa das crianças na idade certa, até o 2º ano do Ensino Fundamental. Para cumprir esse objetivo, o programa conta com a formação de professores, entrega de materiais didáticos complementares, pagamento de bolsas para os profissionais envolvidos e premiação de escolas com os melhores resultados.

As unidades com menores índices de alfabetização também receberão fomento do AlfaMais e a distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) entre os municípios levará em conta indicadores de qualidade do ensino.

Fonte: Portal Goiás

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias