Agrodefesa orienta leiloeiros sobre sanidade dos animais e fiscalização

Agrodefesa marcou presença no primeiro encontro com representantes da União Goiana de Leiloeiros, Empresários e Responsáveis Técnicos ligados aos eventos pecuários na Região Oeste do Estado, realizado na quinta-feira (7), em Firminópolis

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) marcou presença no primeiro encontro com representantes da União Goiana de Leiloeiros, Empresários e Responsáveis Técnicos ligados aos eventos pecuários na Região Oeste do Estado, realizado na quinta-feira (7), em Firminópolis. O objetivo foi debater a questão da sanidade dos animais e as ações de fiscalização nos estabelecimentos leiloeiros.

O gerente de Fiscalização Animal da Agrodefesa, Janilson Azevedo Júnior, discorreu sobre as normas do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT), doenças que, sem
controle rígido, podem ser disseminadas e causar muitos prejuízos aos criadores.

Outros pontos debatidos foram a padronização das ações fiscalizatórias que ocorrem em todo o Estado e aspectos relevantes do processo de educação sanitária. Também participou do encontro a responsável pelo PECEBT na Agrodefesa, Sivane Dorneles Miranda.

Os empresários relataram dificuldades encontradas pelos leiloeiros nos eventos, como o envio irregular de fêmeas provenientes de produtores que não realizaram a vacinação contra a brucelose, optando apenas pela simulação, o que resulta na penalidade dos estabelecimentos, e não dos produtores. Daí a necessidade de melhor orientação aos pecuaristas com o objetivo de minimizar essas irregularidades.

Fonte: Portal Goiás

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias