Foto: Reprodução

Black Friday é uma expressão em inglês, que significa Sexta-Feira Negra. Pelo nome inglês você já deve imaginar que a data surgiu lá fora, né? Pois é, fala-se que foi no início dos anos 90, na Filadélfia, Estados Unidos, que esse termo surgiu. A polícia local chamava de Black Friday o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças (Thanksgiving), uma das principais datas no paísjá que havia sempre muitas pessoas e congestionamentos enormes, até pelo fato da data abrir o período de compras para o natal.

 

O termo, Black Friday, já foi associado com a crise financeira que atingiu os Estados Unidos em 1869, também passou a ser usado em 1966 por milhares de pessoas em torno do mundo. Mas foi em 1975, quando o uso do termo passou a ser conhecido popularmente por conta de artigos publicados em jornais que abordavam a loucura da cidade durante o evento de compras.

Mas bora falar do que interessa: Black Friday no Brasil!

Black Friday

A primeira Black Friday do Brasil aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional.

Em 2013, a mega liquidação bateu recorde de faturando atingindo os R$ 770 milhões em comércio online. Os produtos mais almejados foram televisores e smartphones. A média de desconto para os aparelhos celulares foi de 16% e para televisores chegou a 19%.

Black Friday

Para nos ajudar e salvar de práticas fraudulentas, como a maquiagem de preços e falsos descontos, a câmara brasileira de comércio eletrônico (Câmara e-net) criou o código de ética para a Black Friday e publicou uma lista com as lojas participantes que foram regulamentadas segundo as normas da cláusula.

Outra ótima opção para não cair em armadilhas de falsas promoções é utilizar comparadores de preços como o Zoom ou Buscapé, que oferecem um histórico de preços dos produtos de até um ano.

Fonte: R7

 

Todo o conteúdo exposto por comentários nas matérias deste site é de responsabilidade de seus respectivos autores. Por favor leia nossa Política de comentários antes de comentar.