O segmento de franchising segue em alta, e o nicho fitness acompanha essa tendência. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o franchising registrou um avanço de 8,9% no faturamento no 1º trimestre de 2025. Mesmo diante de instabilidades econômicas, foram abertas 7.354 novas unidades no período, consolidando o comércio como um dos motores da economia nacional.

No cenário paulista há meio século, a Academia Gaviões construiu uma reputação marcada por tradição e confiança. Fundada pelo casal Leo Aguiar e Roseli Aguiar, a marca representa um legado e o sonho realizado pela família. Sob a liderança da filha, que comanda um projeto inovador para ampliar a atuação da rede, o grupo adotou o sistema de franquias, levando seu formato de sucesso a outras regiões do país e, mais recentemente, ao exterior.

Para Priscila Aguiar, CEO da marca, o segredo da longevidade está na capacidade de constante transformação, sem perder a essência da identidade. “A tradição não pode ser um freio para a atualização. Pelo contrário: é o que nos dá base para ousar com segurança”, afirma. Confira, abaixo, três fundamentos que sustentam o desenvolvimento e a eficiência da marca:

1. Modelos de empreendimento flexíveis
O grupo se destaca por oferecer soluções que atendem tanto empreendedores que desejam investir e gerenciar diretamente quanto a modalidade de sócio investidor, com aporte a partir de R$ 100 mil. Segundo Priscila, essa diversidade é fundamental para ampliar a rede de parceiros. “Disponibilizar a gestão terceirizada, possibilita que nossa marca alcance pessoas que antes acreditavam não conseguir ter espaço no setor fitness”, ressalta.

2. Atendimento 24 horas e foco na conveniência
A estrutura aposta no funcionamento ininterrupto, proporcionando adaptabilidade para seus usuários. Essa disponibilidade é um diferencial estratégico, para o público das grandes e pequenas cidades, que busca praticidade diante da rotina agitada e dos horários variados de trabalho. A líder vê essa operação como um pilar competitivo: “Hoje, quem quer se exercitar às 5h da manhã ou à meia-noite precisa de uma infraestrutura que funcione. Mais do que comodidade, é sobre respeitar o tempo e a realidade de cada pessoa” afirma.

3. Expansão e modernização
O segredo para a permanência da marca no mercado está na sua capacidade de se reinventar. A organização investe constantemente em recursos digitais, capacitação de equipes e novas modalidades, acompanhando as tendências do setor fitness. A rede esteve presente na FIBO 2025 na Alemanha, a principal feira mundial de saúde, fitness e bem-estar, atenta a todas as novidades para trazer ao Brasil. “Estamos em busca constante dos melhores maquinários para nossos alunos”, afirma.

Com foco em crescer de forma sustentável, a cadeia tem apostado em franquias e oferecendo suporte completo e uma identidade consolidada. O avanço também chegou ao mercado internacional, com as primeiras unidades no Paraguai. Apesar do ritmo acelerado, a executiva reforça que a ampliação não acontece a qualquer custo. “Nosso crescimento está alinhado à missão de oferecer saúde com qualidade, respeito e resultado. Somos um projeto de vida”, conclui.

Sobre a Academia Gaviões
No cenário paulista há 50 anos e no franchising desde 2019, a Academia Gaviões conta hoje com 57 unidades em funcionamento, 18 previstas para os próximos meses (em construção) e 130 contratos assinados. A rede oferece modelos de negócios onde o franqueado pode ser o administrador ou somente o investidor, já que também oferece a opção do empreendedor contratar um serviço de administração especializado na marca. Todas as unidades oferecem um mix de aulas, atendimento diferenciado para iniciantes e modernos equipamentos de musculação.